Originalmente utilizada para prender embarcações em portos e marinas, a corda naval já era usada para praticar atividades físicas em meados de 1866. Mas o acessório, que permite realizar diversos exercícios e trabalhar o corpo todo, ficou mais conhecido nas academias a partir dos anos 2000, quando o treino funcional tornou-se popular. Bastante intenso e dinâmico, o treino com a corda naval (chamado de rope training em inglês) proporciona um bom gasto calórico, trabalha bastante a região do core e ajuda a desenvolver força, potência, resistência muscular e cardiorrespiratória.
O acessório de treino geralmente pesa de 5 kg a 30 kg, tem de 4 m a 20 m de comprimento e 1″ a 2″ (polegadas) de diâmetro. Ele conta com manoplas específicas para a prática de atividade física, que proporcionam uma pegada mais firme e confortável.
Uma das vantagens do treino com a corda naval é exatamente a grande variedade de estímulos que ele proporciona, que permite trabalhar de forma integrada vários músculos do corpo ao mesmo tempo — em diferentes planos, intensidades e velocidades.
Benefícios do treino com Corda Naval:
- Ganho de força muscular;
- Aumento da resistência muscular;
- Melhora do condicionamento aeróbico (cardiorrespiratório);
- Desenvolve a coordenação motora – devido à movimentação dos braços para fazer as ondulações;
- Fortalece o core – região formada pela lombar, pelo quadril e pelo abdômen, que é bastante exigida para manter o tronco estável durante a movimentação intensa dos braços.
- Trabalha a potência muscular;
- Melhora a postura
- Proporciona bom gasto calórico.
Fonte: www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022