fbpx

O nome “treinamento funcional” (TF) pretende ser auto-explicativo. Criado nos Estados Unidos, esse conceito de preparação física tem por objetivo estar conectado à funcionalidade dos movimentos ou atividades do dia- a- dia. Tem a ver, como o nome diz, com função.

Recém chegado ao Brasil, esse tipo de atividade é diferente da musculação, baseia-se em movimentos fundamentais do homem-primitivo, pois estimula vários grupos musculares ao mesmo tempo (neuromotor), além de simular movimentos do cotidiano (agachar, levantar, empurrar, puxar, girar), potencializar atividades esportivas (vôlei, tênis, lutas…) e prevenir lesões (propriocepção), principalmente de joelho e tornozelo.

O TF é global porque nos seus programas desenvolvem-se todas as capacidades físicas: equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência, permitindo que um indivíduo bem condicionado seja tão forte quanto rápido, tão flexível quanto coordenado e tão resistente quanto equilibrado, tornando assim o corpo cada vez mais inteligente e homogêneo.

Os exercícios podem ser realizados com o peso do próprio corpo, cabos, elásticos, pesos livres, kettlebell, medicine balls, bolas suíças, discos de equilíbrio, hastes para pular e também escadinha de coordenação motora. Traz benefícios mais significativos à capacidade funcional do corpo e exige mais esforço do indivíduo. Logo, queima mais calorias do que o treino convencional. Os movimentos são bastante motivacionais e desafiadores, além de dinâmicos.

Utiliza-se muito o famoso CORE, que é centro da força, composto por 29 pares de músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar, que tem por função manter um adequado alinhamento da coluna lombar contra a ação da gravidade, estabilizar a coluna e pélvis durante os movimentos, gerar força para os movimentos do tronco e melhorar o funcionamento dos órgãos internos.

Idosos, adultos, gestantes e jovens podem praticar o TF, pois esse tipo de atividade traz muitos benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Não há restrições quanto ao treinamento funcional.

Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma (3 João 1:2).

Recent Posts
0
WhatsApp chat