fbpx

Dica: Não passe muito tempo sentado

O atual estilo de vida faz com que as pessoas passem muito tempo sentadas. Trabalhando, estudando, dirigindo… Há quem passe 8 horas colado à cadeira. Mas você sabia que esse hábito pode fazer mal a saúde?

Por mais que pareça um mal necessário – porque normalmente o trabalho assim exige – estar um tempo excessivo sentado faz com que você possa desenvolver diversos problemas.

Separamos 5 consequências de ficar muito tempo sentado (para ler em pé!)

1. Dores na coluna

Quando passamos muito tempo sentados, a musculatura que ajuda a estabilizar a coluna acaba ficando mais relaxada, aumentando a pressão sobre os discos localizados na coluna, resultando em incômodas dores nas costas. Essa pressão é ainda maior quando a postura é incorreta.

2. Excesso de peso

Se você passa horas sentado, o seu corpo se movimenta muito pouco e, consequentemente, gasta poucas calorias. Logo, acumula-se mais gordura no organismo, que resulta no aumento de peso. Inevitavelmente engorda-se, pois segundo especialistas, há uma diminuição do metabolismo e consequentemente há uma redução da quantidade de calorias queimadas. Quanto maior o tempo sentado, menor o número de calorias gastas.

3. Problemas circulatórios

Quando ficamos sentados, os vasos sanguíneos ficam comprimidos. Com isso, o sangue não circula direito, comprometendo a oxigenação dos órgãos. A má circulação também dificulta o transporte de nutrientes e hormônios, provocando fadiga, cansaço e até problemas mais graves como a trombose – que é a formação de coágulos nas veias -.

4. Diabetes

Você já sabe que ficar muito tempo sentado é prejudical a saúde, mas uma das doenças que destaca-se por estar parado, é a diabetes. Estudos comprovam que passar muito tempo sentado reduz o nível de consumo de insulina pelas células e favorece processos inflamatórios que podem atingir o pâncreas, levando a um problema chamado: resistência insulínica. Esses problemas aumentam o risco de desenvolver a diabetes.

5. Artrite e Tendinite

Não é só a coluna que sofre quando você passa muito tempo sentado. Esse mau hábito também pode afetar as articulações. O problema se torna mais frequente entre pessoas que trabalham na frente do computador e mantém as articulações flexionadas ou estendidas por muitas horas para digitar e mexer no mouse.

Esses movimentos repetitivos provocam uma sobrecarga na cartilagem que reveste as articulações e leva a uma compressão dos nervos da região. Fique alerta caso você sente dores nos joelhos ou nos pulsos depois de um longo dia de trabalho.

A solução para esses problemas é movimentar-se o máximo possível. A dica é: durante o dia alterne as posições, levante-se, alongue-se, faça pequenas caminhadas mesmo que em ambientes internos. Esses e outros hábitos vão evitar que passe muito tempo sentado. Mexer-se mais vai garantir que seu corpo funcione melhor.

 

Recommended Posts
0
WhatsApp chat